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Concepção de ser humano

 

A concepção de ser humano que a educação da Escola Comunitária tem como proposta é desenvolver o ser pensante, atuante, ético e cidadão:

PENSANTE

  • que constrói para si significados de qualidade sobre os conhecimentos historicamente construídos, de forma coerente e consistente em ideias, modelos, teorias e práticas; que constrói o conhecimento de forma bem estruturada, com maior apoio nas evidências, com maior riqueza de dados e relações, com diversidade criativa para entender a complexidade das situações e buscar soluções coerentes; com capacidade e atitude de aprender ao longo de toda a vida em situações cada vez mais mutantes; com pensamento sistêmico integrando relações em rede; curioso, criativo, crítico e autocrítico, argumentativo, questionador, reflexivo; com capacidade de discernir sobre as inúmeras informações disponibilizadas, selecionando as mais relevantes, priorizando-as para uso adequado no contexto; que sabe buscar e manejar informação, organizá-la, reformulá-la e avaliá-la diante de critérios debatidos e consensuados para a situação; com repertório significativo de conhecimentos em diversas áreas, em constante aperfeiçoamento e com a capacidade de interligá-los; com discernimento sobre os princípios e valores que fundamentam as ideias contidas nos textos, nas mídias, nos projetos...; com compreensão crítica; com equilíbrio entre a competência intelectual e a emocional; que reflete sobre os valores que a sociedade oferece, sobre as qualidades das pessoas e escolhe os valores e as virtudes que quer para si e para sua vida, respeitando as diferenças entre as pessoas; que é capaz de definir seu projeto de vida ao longo do tempo.

 

ATUANTE e ÉTICO

  • que utilize todos os conhecimentos em situações reais, as competências desenvolvidas e os valores escolhidos para orientar as suas atitudes; saber lidar com os erros e aprender  com eles; saber se comunicar de maneira compreensível; buscar coerência entre o discurso e as ações; ser verdadeiro; saber falar e ouvir; ser participativo e responsável com sua participação; tentar soluções criativas; buscar o exercício do protagonismo, valorizando as diferentes atuações sociais; agir com respeito a si mesmo cuidando de sua saúde física e mental; orientar as suas ações sociais por valores morais e éticos; saber liderar situações construtivas; opinar, argumentar, sugerir ideias ou encaminhamentos; ser capaz de expressar conhecimentos e sentimentos de forma construtiva; ter atitude colaborativa e cooperativa; ter inciativa; prontificar-se a realizar, a viver para aprender e não parar no campo do pensamento; conquistar o seu espaço social pela coerência da atuação.

 

CIDADÃO

  • íntegro, que respeite a si mesmo e aos outros, solidário, capaz de integrar seu projeto pessoal com o coletivo, que respeite as leis naturais e sociais, consciente de ser construtor da história pessoal e coletiva, cidadão local e do mundo, esperançoso e atuante nas transformações sociais, que valoriza o patrimônio coletivo, que cuida da preservação do ambiente, que saiba resolver conflitos com diálogo, que aceita e integra as diferenças, que expresse opinião consciente para tomar posição baseada em argumentos, que tenha consciência de sua identidade complexa e de sua identidade comum a todos.

 

         Todos esses princípios e valores nos remetem a uma concepção de EDUCAÇÃO e à escolha de uma proposta pedagógica que revela esta concepção de ENSINO-APRENDIZAGEM:

         Acreditamos que o conhecimento, construído historicamente, deve ser apresentado à nova geração (ensino), não como simples transmissão, estático e acabado, mas de maneira viva, que possibilite ser reconstruído dentro de cada ser aprendiz, dando-lhe a chance do desenvolvimento dos princípios, valores e competências essenciais para assumir a construção da sua vida pessoal, para a inserção social e que garanta a continuidade da construção da história humana.

 


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