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UNESCO

 ESCOLA COMUNITÁRIA DE CAMPINAS 

MEMBRO DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO

 

Comunicamos toda a Comunidade ECC, com grande satisfação, que a Escola Comunitária de Campinas integra desde setembro de 2014 o Programa de Escolas Associadas da UNESCO. Fazemos a comunicação somente agora, momento em que recebemos, de fato, o anúncio de que o documento que nos credencia ao PEA já está no Brasil e chegará em nossas mãos.

A comunicação pode ser lida abaixo:

 

(e-mail recebido em 3 de março de 2015)

Prezada Sandra

Temos a grande alegria de informá-la que o certificado de inclusão de sua escola no Programa das Escolas Associadas da UNESCO (PEA-UNESCO) acaba de chegar à Coordenação Nacional.

Agora, vamos encaminhar à sua instituição, por sedex, uma reprodução desse documento tão importante.

Como verá, trata-se de um diploma que leva a assinatura da própria Irina Bokova, Secretária Geral da UNESCO, e percorreu um longo caminho até chegar ao Brasil. Passou pela Embaixada brasileira junto à UNESCO, à Coordenação Internacional do PEA e pelo Ministério das Relações Exteriores.

A versão original será entregue pessoalmente, durante o Encontro Nacional do PEA, em Curitiba, nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, por recomendação  da própria Embaixada brasileira. Assim, teremos a ocasião de uma entrega mais formal e, ao mesmo tempo, diminuímos o risco de extravios, já que é inviável conseguir uma segunda via.

Esperamos, assim, vê-lo no próximo Encontro Nacional do PEA, que acontece em Curitiba. Agende-se e venha celebrar conosco esta conquista. Caso seja absolutamente impossível, informe-nos para verificar outras possibilidades.

Por fim, parabéns. Estamos felizes e orgulhosos de tê-los como nossos parceiros nessa missão tão bela e desafiadora que é a de formar os cidadãos globais do século XXI.

Um abraço,

 

A placa indicativa está na entrada do prédio da Administração.

O que significa ser Membro das Escolas Associadas da UNESCO?

 

Algumas informações:

- O Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) foi lançado em 1953, e está presente em 180 países.

- O principal objetivo do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem em prol da cultura e da paz.

- As escolas associadas não recebem recursos financeiros, mas passam a usar o certificado internacional de escola membro e utilizam a logomarca do PEA e do Ano Internacional em vigor.

- As escolas recebem materiais produzidos pela UNESCO, e os alunos podem participar de concursos internacionais e são convidados para viagens em função da escola.

- AS UNESCO proporciona contatos e parcerias entre as escolas associadas em nível regional, nacional e internacional

- Em contrapartida, a escola precisa enviar relatórios anuais - em inglês, francês ou espanhol  das atividades realizadas.

 

O PEA tem como meta fundamental encorajar as escolas associadas a oferecer um tipo de educação de qualidade que promova inclusão e justiça social e eduque cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel tanto na comunidade local como global. Essa educação de qualidade se baseia essencialmente nos quatro pilares de educação da UNESCO (Dellors, 1996): aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver juntos.

A coordenação do PEA Internacional é sediada em Paris e em cada país há uma coordenação Nacional.

Para nos candidatarmos ao PEA, a Escola enviou uma documentação específica descrevendo a Escola Comunitária de Campinas, seus fins e sua história, priorizando aspectos relevantes de seu Projeto Político Pedagógico e mostrando práticas educativas que ressaltem princípios e valores preconizados pela Unesco. O que requisitam está absolutamente inserido em nossa concepção de Educação e na crença do que é a função da Escola, efetivamente, expressas em nossas práticas e projetos pedagógico-educacionais, desde o início da Comunitária.

A importância desta inserção é participar do coletivo, do estímulo à busca por uma educação de melhor qualidade para todos e trocar as experiências positivas entre as unidades escolares da comunidade local e global, ampliar horizontes e possibilidades.

A cada ano o PEA indica eixos centrais a serem trabalhados por todas as escolas, em todo o mundo, bem como destacam temas para designar o Ano Internacional. Propõe materiais de leitura e organiza encontros para trocas de conhecimento e experiências.

 

Para 2015:

·        Eixo central: Cidadania Global

- relacionada com diversidade cultural, tolerância, tecnologias, redes sociais, responsabilidade planetária e muitas outras questões com as quais lidamos concretamente hoje.

·        Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz.

·        Ano Internacional dos Solos – “Solo sadio para uma vida sadia.”

 

O que precisamos fazer?

-         enviar pré-projetos, em março;

-         desenvolver os projetos durante o ano ou em tempo determinado do ano;

-         relatar, seguindo roteiro determinado, todo o processo e os resultados obtidos no projeto, em novembro.

E assim a COMUNITÁRIA vai cumprindo seu papel interno e externo, aperfeiçoando processos e buscando melhores possibilidades de exercer a Educação.

 

                                                                                     Sandra M. Salgado Galli

 

 

 


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