•  

Siga-nos:

Formação Cultural

GALERIA DE ARTE DA ESCOLA COMUNITÁRIA – “FRANCISCO BIOJONE”

MULTIPLICANDO SABERES

ENCONTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL EM ARTE

Vivemos um mundo complexo em que as diversas atividades humanas, mescladas de múltiplas maneiras, dificultam a compreensão de seus sentidos e significados.  A reflexão sobre os fazeres, conceitos e valores de uma sociedade é uma constante em todas as áreas do conhecimento e da cultura. A razão de a arte existir indica a necessidade que o indivíduo tem de se exprimir e transformar a sua ação em um produto artístico. Entender esse produto é um dos objetivos da educação em arte.

A educação em arte é baseada na crença de que a construção do conhecimento se faz por meio da análise da produção cultural da sociedade, que possibilita a formação de um repertório conceitual e prático. 

Como parte da ação educativa desenvolvida pela Galeria de Artes da Escola Comunitária, o Projeto “MULTIPLICANDO SABERES” também se direciona à formação cultural de educadores da rede pública e privada, possibilitando que as mostras realizadas na Galeria sirvam de mote para a reflexão e prática artística.

Dessa maneira, este encontro pretende ampliar o diálogo entre a arte e o cotidiano, permitindo que o educador possa se apropriar de conceitos e práticas artísticas como forma de conhecimento pessoal e educacional.

Coordenado pela Galeria de Arte em conjunto com a administração e direção da Escola Comunitária, um novo encontro de formação foi realizado no dia 28 de agosto de 2014 com a orientação da professora e coordenadora do Núcleo de Artes, Tina Gonçalez. Dividido nos períodos da manhã e da tarde, 35 profissionais da Escola de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Campinas - CEMEI IDALINA CALDEIRA  de SOUZA PEREIRA, acompanhado da diretora da unidade educacional, Ana Carla Nicoluci Bohn, participaram deste encontro.

 

A mostra “A Fluidez das Águas”, da artista Vera Ferro, serviu de mote para a abordagem reflexiva sobre a arte e seus produtos. A realização da atividade prática “Cartografias das poéticas pessoais” permitiu traçar um paralelo entre o produto artístico e as vivências pessoais do grupo.

Registros do encontro: Galeria de Arte da Escola Comunitária – “Francisco Biojone”

Exposição: “A fluidez das águas” – Vera Ferro – 07 de agosto a 19 de setembro

 


Todos os direitos reservados • ECC • Desenvolvido por W2F Publicidade