•  

Siga-nos:

Histórico da Galeria

Iniciada em 1996, a Galeria tem procurado seguir esses objetivos. Durante os onze primeiros anos, o espaço reservado para as exposições foi partilhado com outras atividades escolares. A partir de 2007, na comemoração dos trinta anos da Escola Comunitária, a Galeria adquiriu um perfil autônomo, concentrando suas atividades nas mostras de artistas.  Dessa forma, a Galeria de Arte da Escola Comunitária firmou-se como uma instituição cultural, solidificando as relações entre a escola e a sociedade.

 Mais comum no espaço universitário que em uma escola de 1º e 2º graus, essa experiência tem se mostrado inovadora e consistente. A partir dela foi possível compor parcerias formais e informais com outras instituições culturais, ampliando a rede de formação artística.

 Com a parceria educacional firmada entre o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e a Escola Comunitária de Campinas, em 2008, pudemos incluir a Galeria de Arte da Escola Comunitária como participante dessa ação. Da mesma maneira que os alunos frequentam as mostras realizadas pelo museu, abriu-se a possibilidade de o museu mostrar parte de seu acervo na galeria da escola.

 O calendário da Galeria é organizado dentro do ano letivo, comportando de cinco a oito mostras anuais, selecionadas e organizadas sempre com o objetivo de contribuir com a construção do olhar dos frequentadores da Comunitária.

Com a comemoração dos 35 anos da Escola Comunitária, em 2012, a Galeria de Arte da Escola Comunitária inicia suas atividades com a mostra do artista Francisco Biojone, um dos pais que ajudaram a fundar a Escola Comunitária.

Francisco Biojone, um dos nomes mais importantes da arte em Campinas, participou do Grupo Vanguarda junto com Maria Helena Motta Paes, Geraldo de Souza, Geraldo M. JÜRGENSEN, Raul Porto, Bernardo Caro, Mário Bueno, Franco Sacchi, Thomaz Perina, Enéas Dedecca, Edoardo Belgrado. 

Considerando a importância artística de Francisco Biojone e a ligação que ele sempre manteve com a Escola Comunitária, a Galeria de Arte assume uma nova denominação a partir de 2012 passando a ser chamada como Galeria de Arte da Escola Comunitária - Francisco Biojone.


Todos os direitos reservados • ECC • Desenvolvido por W2F Publicidade